Pesquisar neste blog

sábado, 7 de julho de 2012

Oficina de aeromodelismo - parte II - ferramentas comuns

Uma oficina ou ateliê de aeromodelismo é imprescindível para reparar, montar e construir aeromodelos satisfatoriamente.

As ferramentas, instrumentos, máquinas e aparatos necessários, e quantidade, complexidade e especialidade deles, vão depender daquilo que você se propõe fazer, do dinheiro disponível e de sua vontade

Neste post apresentarei minha pequena experiência na organização de uma oficina, separando as ferramentas/congêneres pela aplicação/função para uma determinada proposta, então, por exemplo, podemos montar uma mini-oficina de construção de aeromodelos de isopor/depron. 

Mas aqui não quero mostrar somente para que serve uma dada ferramenta em geral, mas sim seu uso ou usos específicos para cada uma dessas propostas/aplicações, é óbvio que não há receitas prontas e há muitas formas de fazer bem uma mesma coisa. Minha empreitada pretensiosa é dar uma base mínima para aqueles que vêm atrás...
Oficina de aeromodelismo - minha bancada


Farei uma série de posts abordando propostas e as respectivas ferramentas/instrumentos/máquinas:

1- Oficina de aeromodelismo - parte I - isopor/depron


I- Ferramentas comuns - o que é indispensável ter

1- Alicates

1-a: Alicate universal
Alicate universal - muito útil para qualquer trabalho

Ferramenta muito útil quando há necessidade em trabalhar com arames de aço, usados na lincagem (ou linkagem) dos comandos, bem como para fazer trens de pouso, ou lâminas de alumínio, também, usados em trens de pouso ou qualquer outra peça que seja necessário segurar/dobrar.

Um exemplo dos usos do alicate universal é para fazer lincagem dos ailerons, conhecido como torque rod.
Alicate universal dobrando arame para fazer linkagem de ailerons
Linkagem do ailerons pronto

Estas imagens foram retiradas desse excelente tutorial do E-voo.com: (clique aqui)


Na verdade, isto é óbvio para aqueles que fazem algum trabalho em mecânica, o alicate universal é muito versátil e útil. Abaixo figura com a descrição das partes de um alicate universal

O estriado (N.º 1- da figura acima) é possível dobrar precisamente em até 90º ou segurar uma pequena peça firmemente. 

A mandíbula (N.º 2- da figura acima) além de segurar, eu uso para desentortar arames mais grossos, por exemplo, do trem de pouso, onde o estriado seria inútil. A ideia é usar a mandíbula como alavanca, dosando força necessária para ir desentortando (ou entortando, se for o caso) o trem de pouso, conforme a necessidade.


1.b- Alicate de bico
Alicate de bico 

Alicate de bico é usado para desencapar fios e segurar firmemente pequenas peças. Com alguns elásticos pode se converter em um alicate de pressão para segurar porcas ou outras peças pequenas, com o bico fino é possível chegar a lugares de difícil acesso.


1.c- Alicate de corte
Alicate de corte
Alicate de corte junto com o de bico servem para desencapar fios. Mas é útil para cortar arames e varetas de fibras de vidro usadas para lincagem ou como reforço estrutural.

2- chaves de fenda/philips
Chaves de fenda / philips - três são recomendadas

Recomenda-se adquirir pelo menos três, uma pequena, uma média e outra grande. Serão usadas em muito parafusos, como por exemplo, para prender motores em seus devidos montantes; servos as suas mesas.

A dica é encapar a haste de metal da chave de fenda/philips para proteger um objeto delicado como um motor, pois o fato da haste metálica passar próximo ao bloco do motor pode danificá-lo.  


3- Ferro de soldar

Ferro de soldar - solda de estanho

O aeromodelista precisa muitas vezes fazer pequenos trabalhos de solda, como por exemplo, soldar conectores de baterias/ESC/motores elétricos. Na verdade sempre é útil saber soldar, então, se não souber, veja o tutorial e as explicações abaixo.

Vídeo tutorial de como soldar fios: (clique aqui)

Explicações técnicas de como soldar: (clique aqui)


4- Grosa/limas e congeneres

4.a- Lima: são usadas para desbastar metais, mas pode ser usados em madeira, bambu, ou qualquer outro material. 

Útil tanto na própria construção de modelos, de mil maneiras, tanto quanto para montar qualquer aparato/utilidade na própria oficina, como por exemplo, desbastar um dente em um arame para permitir um melhor aperto de um colar.
Formatos de lima

Como visto na imagem acima, há diversas formas. Eu, particularmente, acho mais útil a reta de um lado e meia cana do outro, pois poderá ser usada em quase todas as circunstâncias. 

4.b- Limas agulhas
Conjunto de lima agulha
Limas agulhas são importantes por dois motivos, primeiro, porque são delicadas o suficiente para trabalhar com materiais frágeis, como balsa/madeiras leves, segundo, porque são extremamente precisas em seu manuseio.

Lima agulha plana - desbastando um degrau no bambu para emendá-lo

O dente feito com a lima agulha plana

Lima agulha redonda - útil para abrir espaços para passar fios ou alargar um furo

Podem ser usados para retificar uma peça de madeira para permitir o encaixe de um servo, por exemplo.

5- Chaves allen

Necessárias para abrir parafusos usados em diversas partes de um aeromodelos e máquinas, como por exemplo, motores, lincagem, etc.

É necessário um jogo de chaves polegadas (só vendidas em lojas especializadas) e chaves milímetros (mais comuns), pois não há normatização dos diversos parafusos usados.
Chaves allen

DICA: Essas ferramentas sofrem desgaste, principalmente aquelas compradas em lojas de "1,99", usando uma micro retífica, dá para recuperar cortando a ponta desgastada, pois toda a extensão da ferramenta é sextavada.

6- Arco de serra

Arco de serra - cortando um tudo
É muito útil, necessário para cortar os mais diferentes materiais, este tipo de serra é pouco usada na construção de aeromodelos propriamente dito, mas é útil de modo geral para cortar peças de madeira/alumínio/aço, e mais especificamente para cortar vareta aço para trem de pouso, por exemplo.

Existem serras apropriadas para cortar madeira balsa, encontradas em lojas especializadas em modelismo.
Serra para balsa Revell 52 dentes - mais apropriada para balsa

Ferramentas para cortar balsa / materiais leves - foto: post do Alvaro Sala no E-voo
Na foto acima da esquerda para direita: a) uma tesoura bem afiada para cortar balsa com pouca espessura; b) tesoura comum para cortar gabaritos de alumínio, lixas e gabaritos de cartolina; c) serra para cortar em curvas, muito precisa e delicada; d) gillete para cortar entelagem (só usem gillete para entelagem!); e) serra comum com empunhadora, mas delicada e precisa do que a comum; f) estilete e x-acto ou faca de modelista.

7- Paquímetro
Paquímetro


Muitos pontos não são medidos com precisão mesmo usando uma boa régua, por exemplo, o diâmetro de um tubo, então o paquímetro se torna necessário, até mesmo os de plástico leem com mais precisão do que uma régua.
Paquímetro - descrição

Observe que o paquímetro possui várias partes capazes de medições, por exemplo, a haste de profundidade que é usado para quão profundo é um furo.

Observe na imagem abaixo como usar um paquímetro:
Paquímetro - como usar para fazer medições precisas


8- Morsa de bancada


Necessária para segurar peças firmemente para que sejam dobradas, limadas ou soldadas.
Morsa de bancada - segurando guia redonda

Vale muito a pena o investimento em uma morsa de bancada, porque ela pode ser uma mão na roda em mil situações diferentes. 

9- Gabarito para cortes em madeira 90 e 45º

Gabarito de corte 45º e 90º

Gabarito de corte 45º e 90º - os lados são perfeitamente esquadrinhados

Gabarito de corte 45º e 90º - a peça encostada com segurança na lateral - corte feito através das janelas

Gabarito de corte 45º e 90º - o corte ficar perfeitamente com 90º graus

Uso para cortar peças esquadrinhadas para montar alguma coisa, como por exemplo, um suporte. 

Sem esta ferramenta você passará muita raiva na hora de cortar peças esquadrinhadas. 


10- Martelo leve

Martelo leve 
Além de usado para fixar tachas e alfinetes firmemente, é usado para gentilmente desempenar peças de metal fino.


11- Furadeira e brocas 

Provavelmente você tem essa ferramenta em casa. Então a dica que deixo esta contida nesse tutorial do E-voo sobre como fazer suas próprias rodas usando uma furadeira:
Furadeira torneando uma roda de aeromodelo - Tutorial do E-voo

12- Elásticos

Muito importante esta "ferramenta" (?!), considerada por mim a "segunda panaceia universal da mecânica" (lembra-se que a primeira é a fita adesiva). 

Brincadeiras a parte, o elástico é usado em qualquer lugar que requer pressão, principalmente para peças frágeis, porque usar um grampo em uma peça de balsa, as vezes não dá.

DICA: Usando um alicate de bico ou alicate universal é possível fazer um alicate de pressão, neste caso a pressão é proporcional a quantidade de elásticos usados

Elásticos usados para fazer um alicate de pressão


DICA: Elásticos substituem molas em máquinas ou mecanismo, igualmente a pressão é ajustada pela quantidade de elásticos, por exemplo, para tensionar um arco de corte de isopor.

Arco de corte para isopor - as barras verticais são articuladas

Elásticos usados para tensionar o fio do arco de corte


13- Multímetro



Mesmo os baratos vendidos em lojas de "1,99" é útil para checar a polaridade de uma bateria, ou mesmo testar sua tensão

Também é útil para checar curtos-circuitos ou fios abertos (partidos), defeitos muito comuns e que derrubam facilmente um aeromodelo

Como todo os aeromodelos/planadores R/C (mesmo os glow) usam ligações elétricas/eletrônicas este aparato de medição se faz muito necessário.  


8 comentários:

  1. Ola amigo boa tarde, parabéns pelo poste, poderia me indicar onde encontrar um gabarito pra corte igual ao seu ? hj apenas encontro de aluminio sem cortes laterais ..

    Se puder me ajudar fico grato .

    Sucesso e parabéns ;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, obrigado por visitar meu blog.

      Eu encontrei este gabarito de corte em uma grande loja de vendas de mercadorias a atacado, aqui no Rio de Janeiro, chamado Macro.

      Já vi em uma grande loja de vendas de ferramentas e materiais de construção que tinha, também.

      Esse de alumínio que você reportou são aqueles vendidos em loja de aeromodelismo? Porque se não forem, também, há esses.

      Excluir
    2. OLa Rivaldo obrigado pela resposta , Macro conheço sim antigamente tinha na Av. Das americas certo ? nem sei se tem ainda srsrs , agora qual seria essa loja de material de construção ? Palacio das ferramentas ? , Desde ja o meu muito obrigado e sucesso no blog ....

      Aeromodelismo e um dos meus sonhos de consumo....

      Excluir
    3. Rubens, eu moro na Baixada Fluminense, então, o Macro que me referi é o da Avenida Presidente Dutra, na altura de Nova Iguaçu. Vi em uma loja de ferramentas e materiais de construção no Shopping Grande Rio.

      Perceba, o aeromodelismo tem se mostrado uma realidade de consumo... Dá para comprar um aeromodelo elétrico com rádio por menos de R$ 400,00.

      Se seu sonho for glow, nos clubes e locais de voo, dá para comprar modelos usados a preço relativamente baixo. A facilidade hoje, faz com que muitos troquem de aeromodelo mais do que de celular.

      Agradeço seus bons votos de sucesso.

      Excluir
    4. Ola Rivaldo obrigado pela atenção, po ja liguei pra tudo quanto e Makro e não consiguo dizer corretamente a eles como e a peça e eles indentificarem no estoque , o rapaiz me pediu pra ver com vc ( pessoa que comprou ) se ainda tem a nota pra pode me passar o codigo e assim eles acharem la ..

      Nova iguaçu fica um pouco longe pra ir e não achar a peça rsrs por isso estou pertubando tanto a vc ...

      Se mais uma vez puder me ajudar fico grato ..

      Na questão dos aeros ja fiquei na Hobby Land aqui no centro namorando eles horas e horas rsrs , em Niteroi - Charitas tem um ponto de encontro tbm e outro local que fiquei namorando os aeros rsrs.

      O problema e que não quero eletrico ja que e pra gastar vamos no bão logo , ai que fica ruim pra mim pois o de combustão não e baratinho não rsrs ..

      Obrigado por tudo e sucesso ..

      Excluir
    5. Rubens, não tenho mais a nota fiscal, mas posso passar o nome que está estampado na lateral: Marca Vonder, "Caixa Meia Esquadria", código 30.99.300.140, código de barras n.º 7893946103491.

      Acho que o nome do produto ou número de código de barras vai resolver o problema de identificação.

      Quanto aos aeromodelos glow, acho que deva ter alguns cuidados: 1) Bom é algo muito relativo, pois um aprendiz não se beneficiaria com um modelo ultra hi-end (com flaps, trem de pouso recolhível, etc), o que ele precisa é de um treinador básico com eletrônica de boa qualidade (servos e rádio) e um motor suficientemente estável; 2) Quanto ao caro, também, é relativo, já vi venderem um modelo treinador asa alta, voável (falta de termo melhor), com servos, motor .40, bateria e com rádio (FM) por R$ 800,00. Eu mesmo nesse último fim de semana comprei de um amigo um modelo bem grande da Nazda, 1,80 de envergadura, flaps, asão baionetada, com motor O.S. MAX 160 com meia dúzia de vôos, 8 servos (6 Futaba S3004), quase novo por R$ 1.200,00.

      Faça o seguinte e sem compromissos: procure a esquerda no blog pelo post "Principais locais de voo da Região Metropolitana...", comece a visitar esses clubes para ver o pessoal voar, fazer perguntas e tal. Te garanto que logo vão te oferecer uma coisa boa por um preço baixo.

      Lógico que isso é uma sugestão apenas...

      Espero que possa encontrar a ferramenta pelos dados que lhe passei, pergunte/comente quanto quiser, e bons vôos.

      Excluir
  2. Olá amigo, tenho alguns aeromodelos para consertar, onde é sua oficina?

    ResponderExcluir
  3. ola queria saber se pega serviço para fazer como uma fuselagem de alpha trainer, qualquer duvida me mande um email netinho_francisco@hotmail.com

    ResponderExcluir