Pesquisar neste blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GPS Data Logger usado em aeromodelos para medir velocidade

Eu, meu sobrinho e meu primo Pedro visitamos o Aero-Xerém, voamos, fotografamos e conversamos muito sobre assuntos relacionados ao aeromodelismo. 

Nosso Avistar .40 com o superdimensionado motor O.S MAX .55AX-BE está bem rápido e está nos deixando muito orgulhosos quanto a isto, apesar de ser um treinador e não ser o forte dele.

Em determinado momento meu primo perguntou se tínhamos ideia qual era a velocidade máxima que nosso modelo alcançava, respondemos que não sabíamos, então ele perguntou qual era a capacidade útil de carga do modelo, o que ele queria saber era se daria para o modelo carregar o GPS dele para sabermos a velocidade. 
Avistar .40 com GPS Data Logger instalado embaixo do trem de pouso

O aparelho que ele tem não lembra em nada um GPS comum, o aparelho é do tamanho de uma caixa de filme fotográfico, deve pesar uns 60 g. Ele armazena em um chip a cada período de tempo pré-programado (1s ou 10 s, por exemplo) a posição geoespacial de pontos formando um caminho. Medindo a distância entre aqueles pontos e calculando usando por referência o tempo pré-programado dá para estimar a velocidade média entre cada ponto, e, também, permite visualizar a trajetória percorrida usando o Google Earth.

Segundo meu primo, após a experiência, ele atualizou o firmware (programa que controla o dispositivo) e agora ele, também, grava a velocidade em Km/h, facilitando muito o trabalho, pois não há necessidade de cálculos.

Na prática cria um rastreamento completo dos movimentos do aeromodelo, conforme a imagem abaixo:
Observem que as curvas convergem para uma linha que é a pista onde estava fazendo as passagens.
As informações pertinentes ficam marcadas como pontos como na imagem abaixo:
O GPS Data Logger grava o dia, mês, ano, hora e segundos de cada ponto permitindo saber qual é a ordem em que eles se sucedem. 

Esta imagem mostra as redondezas do Aero-Xerém:
O clube fica onde está o marcador - dá para ver uma estrutura vertical que é a cobertura, a pista é a grama mais clara do lado esquerdo da estrutura

Clique aqui para fazer o download do tracker logger que gravamos naquele dia (Vá em "Arquivos", depois "Fazer download") - É visualizável com o Google Earth (clique aqui para baixá-lo)

O vídeo do voo em que gravamos o GPS logger:

Resultado calculado pelo meu sobrinho das velocidades do modelo:

  1. Taxiando: 6 a 10 Km/h
  2. Decolando: 27 a 52 Km/h
  3. Primeira volta com motor com regulagem ruim: 81 a 100 Km/h
  4. Pouso para ajustar a agulha de alta: Alça da curva: 50 km/h; aproximação final: 37 Km/h e toque: 25 Km/h
  5. Melhor volta: 105 a 132 Km/h!


Este modelo é muito parecido com o GPS Data Logger usado na experiência que realizamos e pode ser comprado por menos de R$ 200,00 no MercadoLivre.com:






Nenhum comentário:

Postar um comentário