Pesquisar neste blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Maravilhosos designs de aeromodelos - parte I

Pequena seleção pessoal de desenhos de aeromodelos que deveriam ser premiados:


1- Oblique Dynamic Soaring:
Oblique Dynamic Soaring - RCGroups




















O nome do modelo já o descreve. É um modelo em que a asa fica em diagonal (oblíqua) em relação ao eixo longitudinal do modelo, de modo que ela fica "virada" para um dos lados. Observe que a aleta fica alinhada com o eixo longitudinal, quer dizer com o eixo de voo. 

Além do visual interessante que lembra muito uma prancha de surf, segundo o  projetista um ângulo oblíquo elevado faz com que a espessura relativa do perfil diminua o que contribui para reduzir em até 24% o arrasto do perfil, apesar de diminui, também, a sustentação. Isto é fácil de entender, porque o perfil fica inclinado modificando o aspecto dele.

No corpo das postagem o projetista mencionou que iria colocar um washout aerodinâmico com três perfis modificados, mas observando a foto dos perfis PW que ele usou, parece que o menor (da ponta da asa) está com o washout geométrico (torção).
Gabaritos de perfil PW - RCGroups


















Vídeo da asa oblíqua:

Oblique Dynamic Soaring Flying Wing - Maiden Flight from Geode on Vimeo.



2- Ellipso
Ellipso - standard - RCGroups 

Ellipso - biplano - RCGroups

































Ellipso - asa baixa - RCGroups



















O projetista/construtor alardeia as boas qualidades desse modelo, afirmando que é bom para velocidade  alta e baixa, que é bom para acrobacia ou voo escala, que tem sempre um bom voo e é fácil de construir.

O certo é que foi construído em diversas configurações e com diversas alterações por muitos usuários do RCGroups. A árvore de discussões é gigante no RCGroups.

Com certeza um aeromodelo deve parecer um bom voador e este com certeza assim é. Além do desenho bonito e simples.





3- Ligeti Stratos
Ligeti Stratos - RCGroups

















Este aqui é bem inusitado, no mínimo, não é um design original para aeromodelo, na verdade é um avião full scale, uma espécie de teco-teco hi-tech. Observe nesta foto:
Ligeti Stratos - Full scale

















Acho eu que é um canard biplano meio asa voadora, sei lá, não necessariamente nesta ordem. O construtor afirma que viu o avião há anos na televisão e ficou com ele na cabeça por achá-lo interessante e depois viu que o RCFoam estava fazendo um kit então resolveu contruí-lo. 

Olha que beleza de vídeo:
Observe que o modelo é pilotado por uma mulher, que legal! Ela dá uma show com o modelinho, que voa muito bem.

Achei curioso que no post no RCGroups, nem no anúncio do kit há menção de qualquer dispositivo para estabilizar o modelo, levando a crer, que ele é estável suficiente para voar sem giro-estabilização.


----------------------------------------------------
Mais designs na parte II

Todos os links das árvores de discussões originais estão no captions das fotos de cada modelo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário